domingo, 13 de novembro de 2011

Ingredientes do mal

Cosméticos e produtos de cuidados com a pele podem conter substâncias que provocam  alergias, danos à saúde e ao meio ambiente. Aqui estão alguns ingredientes a serem evitados:

Óleos minerais
O óleo mineral vem de  restos na produção de óleo de motor e gasolina  sendo assim  um complemento barato usado no lugar de óleo vegetal e gordura.  Além de ser prejudicial ao meio ambiente, o óleo mineral usado em cremes impede a absorção de vitaminas e minerais e obstruem os poros. A pele passa a ficar dependente do petróleo tornando-se seca sem ele.
 Aqui estão as substâncias que contêm óleos minerais: vaselina, óleo de vaselina, petrolato, Vaselinum, parafina, óleo de parafina, parafina líquida, Ceresina, Polysobutene, Dimethico, Ozokerit, E 905, Paraffinum Liquidum, Petróleo e Triethanolomine.

Parabenos
Os Parabenos são conservantes de produtos cosméticos, bem como em alguns alimentos e medicamentos. Mais de 80% de todos os produtos cosméticos contêm parabenos. Alguns Parabenos podem ter efeitos de desregulação endócrina, mas o efeito geral que isso tem sobre as pessoas ainda não é claro.
Alguns parabenos são considerados seguros pelo Comitê Científico da União Europeia dos Produtos de Consumo (CCPC): É Methylparaben, sódio e Methylparaben etilparabeno. Parabenos ainda é considerados inseguros: Propylparaben, isopropilparabeno, butilparabeno e Isobutylparaben.

Resorcinol
Uma substância contida nas colorações responsável justamente pleos pigmentos é o Resorcinol que tem sido muito  questionado. Há estudos  que documentam efeitos de desregulação endócrina.

Lauril sulfato de sódio
Esta substância é usada na maioria dos produtos de espuma como shampoo, creme de creme dental, sabão de barbear e similares. Este ingrediente é usado porque é barato e limpa bem, mas o lauril é também  irritante para a pele e os olhos.
Durante a produção do lauril usam-se gases tóxicos. Muitas pessoas são ficam com o couro cabeludo seco, desenvolvem  eczema e outras doenças da pele. A razão pode ser os produtos que contenham lauril.

Triclosan
Trata-se de um agente antibacteriano usado em alguns cremes dentais, desodorantes, sabonetes e afins. O triclosan pode desenvolver bactérias resistentes a antibióticos.
Em alguns países e as autoridades ambientais querem proibir o uso de triclosan em produtos cosméticos.
 
.


Nenhum comentário: